No fim-de-semana passado, enquanto faziam 95 Km de bicicleta sob um sol Alentejano abrazador, 11 pessoas de diferentes nacionalidades morreram ao tentar escalar a 2ª montanha mais alta do planeta (a mais de 8 mil metros) mas considerada a mais difícil e mortal: o K2.
"Eleven climbers feared dead on K2"
Muita gente deve considerar que estes tipos são uns malucos que não têm mais nada do que fazer – estavam mesmo a pedi-las. Na verdade, o desafio é tão extraordinário devido as condições meteorológicas adversas, à escassez de oxigénio e as condições do terreno que, só homens e mulheres em forma física e principalmente psicológica superiores, se podem dar ao luxo de pelo menos tentar lá chegar. No caso específico deste acidente, o controle do stress e o trabalho em equipa parece não ter funcionado.
"K2 climbers rescued after avalanche claims 11"
"Erro humano na queda no K2"
O que motiva estas pessoas a pôr em risco a sua própria vida? A vaidade e a fama não serão com certeza as suas razões mais intimas. Ao lado disto os 95 Km, mesmo com as 200 picadelas de melga, são uma brincadeira. Resistentes ou masoquistas? Por quem ou o quê fazem eles isto? Só pelo desporto não será com certeza.
Apesar de tudo, sou pelos que nunca desistem.
Só mais este:
ResponderEliminarhttp://www.latimes.com/news/nationworld/world/la-fg-climbers5-2008aug05,0,6669912.story
sob o sol abrasador do Alentejo, o K2???????
ResponderEliminarE essa rapaziada escalou a montanha ao mesmo tempo que andava de bicicleta?
Há aqui qualquer coisinha que me escapa!