segunda-feira, janeiro 26, 2009

Hunger

Hunger é um filme do fotógrafo Steve McQueen sobre os prisioneiros grevistas de fome do IRA. O comentário que mais que ocorre escrever sobre o mesmo é o seguinte: nunca a merda foi tão bem filmada.



Sobre o mesmo tema vale sempre a pena ver e ouvir a Eng. Química Maggie Thatcher:



...sexy...

Australian Open 2009

A bateria do meu elegito vai acabar definitivamente daqui a 1 hora. Antes de ir para reparação aqui ficam o meus posts da semana. No dia em que várias atletas abandonaram o Open da Austrália em ténis devido a problemas relacionados com o calor intenso, a história mais interessante é contudo o grande regresso de Jelena Jokic. Depois de um inicio fulgurante aos 15 anos, começaram os problemas...


Jelena Dokic (AUS) - AFP/Getty Images

O massacre da escadaria de Odessa

Sem dúvida um dos maiores filmes de todos os tempos, o Couraçado Potemkin (1925) de Serguei Eisenstein contém uma famosíssima cena conhecida como a sequência da Escadaria de Odessa. Tornou-se famosa sobretudo por dois motivos. Primeiro devido à técnica de montagem, à altura absolutamente inovadora, através da qual Eisenstein procurou provocar o máximo de emoção e obter a simpatia do espectador. Segundo, por aquilo que a cena descreve: O massacre, ocorrido em 1905, de civis indefesos ao longo dos degraus de uma extensa escadaria em Odessa, impiedosamente fuzilados pela guarda cossaca do Czar Nicolau. O povo de Odessa pagava desta forma a simpatia demonstrada pelos revoltosos do Couraçado Potemkin, que acabara de atracar a este porto do Mar Negro. O único senão desta cena talvez seja o facto de afinal nunca ter acontecido. Mas parece-me que podemos perdoar a Eisenstein o pecadilho...







sábado, janeiro 24, 2009

Isto é noticia

Portugal é isto mesmo. Engenheiros mentirosos convencidos da sua superioridade e impunidade, tráfico de influências, cunhas e fruta ao pequeno almoço e de vez em quanto um leite com chocolate - tal como diria Pinto da Costa - para animar. Hoje, a caminho de casa, uma senhora de meia idade montada no seu jipe bloqueia a passadeira mesmo quando estou a atravessar a mesma. É importante referir que a passadeira é ladeada por protecções metálicas devido à existência de um jardim escola próximo. Vendo-me cercado de carros ainda tive tempo de informar a senhora que estava a estacionar o carro na passadeira. A resposta foi o mais seca possível:'-Pois tou.'. Lá tive eu que descer a rua pelo meio da via de circulação. A Vaca.
Apesar da bandalheira que se tornou o País e do caos anunciado, promovido por um governo apenas preocupado em gerir o dia-a-dia, isto é o que, como dizem os americanos, makes my day:




Bom fim-de-semana.

sexta-feira, janeiro 23, 2009

Sem falar de Obama

"Quando somos novos queremos mudar os outros; melhorá-los; (...)
Depois, quando se envelhece e ganha (outro) juízo, é o contrário: o que mais queremos é manter a máxima variedade de opiniões e gostos; de maneiras de ser e de viver. (...)
As pessoas são como são e têm as almas que têm. (...) Libertamos os outros dos planos que tínhamos para eles e interessamo-nos por eles como são. (...)
Mesmo assim, em dias de grandes princípios e inaugurações, tornamo-nos momentaneamente jovens outra vez. E é inegável que se nota um bocadinho o que perdemos quando deixámos de ser."
by Miguel Esteves Cardoso in Público 21.01.2009

Simples, não?

quarta-feira, janeiro 21, 2009

Australian Open 2009

Eliminadas!


Agnieszka Radwanska (POL)


Klara Zakopalova (CZR)


Elena Vesnina (RUS)

Proposta de fim de semana...

...para quando o tempo estiver um pouco melhor.

Que tal virem até Coimbra para fazermos uma caminhada na Serra da Lousã, passando pelas aldeias de xisto como o Talasnal.



Fotografia do blog Retratos de Viagem

Anti-Figgi

... ou mais uma gata para o Pedro... completamente despida...

terça-feira, janeiro 20, 2009

Australian Open 2009

"Open da Austrália quer tenistas menos despidas". Apoiado, o que a malta quer é ver ténis de qualidade, caramba.

Os gatos dormem entre 13 a 18 h por dia

Avaliação...

Ontem não fiz greve. Estou farto de Governo, da sua insensatez e meses de perca de tempo para fazerem muitas das coisas que os professores sempre disseram que estavam erradas, que eram impensáveis, que eram absurdas. Estou farto dos sindicatos, do seu constante aproveitamento político, da sua falta de iniciativa (para quem não deu por isso, foram grupos independentes e não os sindicatos que voltaram a protestar contra uma forma absurda de avaliar e os obrigou a voltar "à Luta") e do desenterrar um machado que, na altura própria, não conseguiram negociar eficientemente para bem da educação (falo do estatuto da carreira docente).

Hoje começa o processo de avaliação na escola. Ao fim da tarde , lá para as 18:10, há a 1ª reunião para saber como vão ser as coisas e até que ponto elas vão ou não decorrer. Decidi contar aqui essa história que hoje começa e avaliar aqui a forma como vou ser avaliado.

segunda-feira, janeiro 19, 2009

terça-feira, janeiro 06, 2009

Bom Ano



A festa de passagem de ano para que fui convidado este ano não atingiu a extravagância de "Babette's Feast" mas, na verdade esteve lá perto. Só faltou a sopa de tartaruga. O jantar começou às 20 horas de dia 31 de Dezembro e só acabou no dia seguinte às 5 horas da manhã. É o que acontece ter um cozinheiro francês de 1ª classe na família mas que infelizmente só cozinha fora do local de trabalho uma vez por ano... Confesso que não me lembro de metade do que comi. Primeiro porque não consegui identificar o petisco no prato (o menu vinha em francês) e depois porque o jantar foi (muito) acompanhado com vinho de diferentes qualidades. No entanto, tenho pelo menos a noção de ter comido quase todas as espécies animais e vegetais comestíveis do planeta. Obrigado Paulo.

Bom ano

Alguém adivinha de onde é esta morada?

Rua Viriato, Nº25, 6ºD 1050-234 Lisboa