quinta-feira, outubro 08, 2009

Apelo ao voto II

Isaltino Morais foi recentemente condenado, em 1ª instância, a sete anos de prisão e a perda de mandato por fraude fiscal, abuso de poder, corrupção passiva para acto ilícito e branqueamento de capitais. Em 1986 Isaltino foi eleito pela primeira vez como presidente da câmara Municipal de Oeiras. Entrou pobre e vai sair milionário.
Oeiras é o concelho do país com maior rendimento per capita e maior grau de instrução.
Dito isto, numa sociedade justa e com princípios éticos mínimos, o destino desta personagem estaria traçado. Mas, afinal parece que não. Parece que estamos mas é no Brasil: "roubo mas faço!". O problema é que os eleitores não percebem que se está a roubar o dinheiro dos seus impostos e a espalhar uma corrente de corrupção que é difícil parar. O feitiço irá virar-se contra o feiticeiro. Crimes deste calibre tem de ser também punidos politicamente. Tem que haver justiça e moralidade na administração pública e cívica.
As sondagens indicam que Isaltino poderá vencer até mesmo com maioria absoluta. Se isso acontecer será um dia muito triste para mim mas não, estranhamente, para os Oeirenses. Se isso acontecer, será com certeza a última vez que votarei no município de Oeiras.
Assim, apelo a que todos os recenseados em Oeiras vão votar este domingo, numa candidatura que não seja a de Isaltino Morais.

3 comentários:

  1. Tens a minha solidariedade, mas uns dos problemas em Oeiras está expresso na tua última frase "votar numa candidatura que não seja a de Isaltino Morais", ao votarem dessa forma dividem-se os votos anti-Isaltino em várias candidaturas e o Isaltino ganha mesmo que a maioria dos Oeirenses vote contra ele. Seria preciso existir uma candidato forte do PS ou do PSD juntasse os votos.
    Espero que na segunda te possas exilar numa autarquia liderada por uma pessoa séria e competente.

    ResponderEliminar
  2. Sim, uma pessoa séria e competente como o António Costa... bah!!!!

    ResponderEliminar
  3. A decisão do povo de Oeiras (ainda mais tratando-se de pessoas altamente instruídas) mostra quanto é falsa a ladaínha hipócrita de nos queixarmos da honestidade dos nossos políticos e de não os merecermos. De facto, numa democracia tão antiga como a nossa, os políticos que temos reflectem fidedignamente as características médias da sociedade de onde provêm. O que é preocupante é que isto demonstra que toda essa gente instruída e com bons rendimentos, no essencial, aprova as vigarices de Isaltino, e se estivesse no seu lugar provavelmente faria o mesmo. Se isto é a elite do nosso país, imagine-se o que será a "escumalha"...

    ResponderEliminar