sábado, setembro 18, 2010

100 anos da República: 10 razões para comemorar

Revoltado pelo reduzido entusiasmo do nosso povo em celebrar os 100 anos da Implantação da República sinto-me na obrigação moral de recordar, mesmo sublimar as conquistas de 5 de Outubro, elencando 10 boas razões para celebrar. São 10 mas facilmente encontrava outras 1000...
  1. A implantação da República foi um gesto de profunda caridade: A Família Real havia sido dizimada 2 anos antes e El Rei D. Manuel II tinha sido forçado a assumir um cargo para o qual não tinha sido preparado. A República aliviou-o desse fardo.

  2. A República produziu o "maior Português de sempre", o Prof. Salazar, que deixa a milhas de distância um D. Afonso Henriques, um Nun'Alvares ou um Afonso de Albuquerque.

  3. A República surgiu para defender Portugal do ultraje do ultimato Inglês, para garantir e expandir os nossos domínios africanos e assim assegurar a continuação da nossa missão civilizadora em África para sempre...

  4. Nunca Portugal chegou tão longe nos Campeonatos do Mundo e da Europa de futebol como durante a República;

  5. A implantação da Republica teve repercussões até no Céu, que enviou várias embaixadas a Portugal nos anos 1916-1917, sempre em dias 13.

  6. Com a entrada na CEE, a República institucionalizou o que já os Reis portugueses faziam nos sec. XV e XVI com os Fugger: O nosso dinheiro vem directamente da Alemanha, agora com a vantagem que já não é preciso devolver.

  7. A República é uma forma de governo muito antiga em Portugal, que foi interrompida com o início do reinado de César Augusto apenas durante 1937 anos.

  8. A República é uma forma de governo progressista e moderna.

  9. A Monarquia é retrograda e só subsiste em Países subdesenvolvidos como a Holanda, a Suécia, a Noruega, a Dinamarca, o Reino Unido, a Bélgica ou a Espanha.

  10. E se a República não teve mais sucesso é porque foi implantada, e toda a gente sabe que os implantes (por serem estranhos ao corpo) muitas vezes causam reacções adversas... e podem ter de ser reimplantados uma e outra vez. Daí estarmos já na 3ª República Portuguesa.






2 comentários:

  1. Aviso: este post é da inteira responsabilidade do seu autor, não reflectindo obrigatoriamente a posição oficial deste blog.

    ResponderEliminar
  2. ...Ok, depois de almoço leio outra vez...

    ResponderEliminar