domingo, junho 26, 2011

Laser lens cleaner

Depois de mais umas quantas pesquisas na internet estava já disposta a desmantelar o meu leitor de CDs em busca da lente do laser, para a limpar com um producto adequado. Eu já tinha aberto o aparelho mas não me atrevi a ir muito longe. Aliás ele é muito bonito por dentro, tão arrumadinho e bastante limpinho, sem aqueles montes de cotão que eu costumava encontrar dentro dos meus computadores. Além disso, a última vez que o abri esqueci-me de voltar a pôr dois dos parafusos.,Ainda não me dispus a aparafusá-los porque a confusão de fios que sai do amplificador para vários milhões de destinos, assim como as fichas que chegam à ficha tripla que está por trás do armário, tripla... tripla ao cubo... dificultam a tarefa de extrair o leitor de CDs da sua prateleira.

Bem, isto tudo para dizer que descobri que há uns CDs que fazem a limpeza da famosa lente do laser. Pois, muito simples, fui à FNAC, paguei 6.5 euros, voltei para casa, pus o "laser lens cleaner" no prato dos CD, fi-lo "tocar" duas vezes e dispus-me a comemorar a resolução do problema ouvindo o Fidelio.

E resultou? Melhorou, o número de vezes que o CD salta diminuiu. Pelo menos foi isso que eu pensei no ínicio. Resolvi fazer o teste com o CD do Andrew Bird que já tinha ouvido antes de limpar a lente do CD. Começou muito bem, mas agora já o CD salta com muito mais frequência.

Se não resultar já sei que vou ter de verificar a lubrificação do motor do CD. Também já encontrei uma página que ensina a mudar o laser. Não sei se me atrevo a tanto... envolve ferros de soldar...

Logo se verá.

2 comentários:

  1. Quem sabe se não terei de pedir ajuda a um especialista em (nano)tecnologia...

    ResponderEliminar