quarta-feira, maio 24, 2006

O vício dos trocos facilitados


Eu tenho a sensação que as pessoas que trabalham atrás de uma caixa registadora têm o vício de pedir moedas aos clientes para facilitar os trocos. Acho que é um vício porque pedem *sempre*. Mesmo que não facilite assim tanto. Noutros países da zona Euro (para comparar batatas com batatas) onde tenho estado este fenómeno não acontece, e mais, se nós tentarmos facilitar os trocos até baralhamos o caixa – quase temos que lhe explicar o que estamos a tentar fazer ao pagar com uma nota de 10€ e moedas de 0.20€ e 0.05€ uma coisa que custa 8.25€. Será que no nosso país há menos moedas do que nos outros? E estão sempre do lado do cliente?

Como qualquer fenómeno que acontece sempre, e do qual já estamos à espera, esta coisa do "não me arranja os 25 cêntimos?" começa a fazer ressonância na minha cabeça... tipo tentar adormecer ao som de uma torneira a pingar. Ou então sou eu que sou muito chato.

1 comentário:

  1. É engraçado mas ainda hoje de manhã assiti a uma cena do género. No café onde tomei o pequeno almoço, a empregada apresentou a conta a um grupo de franceses. 6 euros e 10 cêntimos, como sempre em voz alta para que os estrangeiros percebam. O grupo pagou com uma nota de 10 euros. A empregada gerou então grande confusão tentando pedir 10 cêntimos. Depois do grupo perceber o que ela queria, pediu ainda 1 euro, para que o troco pudesse ser uma redonda nota de 5 euros.

    ResponderEliminar