sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Madrid 2007


Já que não tenho fotografias para mostrar posso contar um pouco da viagem, que se pode dividir em duas partes: exposições e restaurantes. De exposições visitámos uma de Tintoretto, no museu do Prado, outra de O Espelho e a Máscara, retratos no século de Picasso no museu Thyssen-Bornemisza, e depois a própria colecção do museu, e claro, a ARCO. Na terça feira ainda passámos por o Real Sitio de San Lorenzo del Escorial

Da exposição de retratos no Thyssen comecei logo por gostar do título, O Espelho e a Máscara. Não sei explicar porque ressoa tão bem dentro da minha cabeça, qualquer coisa entre o revelar e o esconder, talvez até simultaneamente. Mas pelo filmezinho que vi acerca da exposição pode nem ser este o sentido do título. A máscara estaria mais ligada à forma como os retratos foram perdendo expressão, e se afastaram dos seus modelos, mas não exactamenete para esconder algo. A exposição espalhava-se por várias salas com títulos como O Espelho Quebrado referindo-se cubismo por exemplo. Uma segunda parte da exposição, que não visitámos, estava instalada na Fundacion Caja Madrid.

Do resto da exposição pouco mais vi do que o piso térreo, que mostra as obras mais recentes, mas sei que o resto do grupo se espalhou por várias épocas, e todos regressaram fascinados com uma ou outra obra. Pelo que estive a ver entretanto, vale a pena fazer uma visita virtual ao Thyssen para ver ou rever as obras.

Bem, o resto das exposições e os restaurantes têm de ficar para um próximo post. Não perca os próximos episódios (ler com pronúncia brasileira).

Sem comentários:

Enviar um comentário