sábado, novembro 12, 2011

Arrumações de Outono

Mas como é que isto chegou a este caos? O objectivo é manter os livros arrumados por ordem alfabética de autor, mas a verdade é que tem sido difícil mantê-los dentro da estante, quanto mais por ordem alfabética.


Arrumar livros é sem dúvida o programa ideal para uma manhã de Sábado, especialmente se for cinzenta como a de hoje. Claro que eu não consigo manter actividades deste tipo durante muito tempo (com se vê, já estou na internet), isto porque se descobrem sempre coisas surpreendentes. Aqui há umas semanas descobri o exemplar que me foi oferecido, comprado em segunda mão na Trama (que entretanto faliu), de "A Montanha Mágica". Estava desaparecido desde que eu tinha voltado de Coimbra, e foi isso que me fez pensar que tinha de arrumar a estante.


A coincidência de eu ter finalmente encontrado "A Montanha Mágica" quando já não a procurava, ainda é mais interessante porque estava a ler um livro que se referia repetidamente a este, assim como ao "Werther" e ao "Banquete" de Platão. O "Banquete" acabei por fazer o download, uma tradução inglesa e outra em português do Brasil, por isso não vai parar à estante.



O livro que faz estas referências, "Fragmentos de um Discurso Amoroso" de Roland Barthes, foi dos que mais prazer me deu ler nos últimos tempos, e quando peguei nele para o enviar para os confins da estante (cada prateleira tem duas filas de livros, e a ordem alfabética atira o livro do Barthes para a fila de trás), fiquei logo com saudades, e preferia tê-lo por perto para lhe passar os olhos pela capa e a mão pelo pêlo. Mas vai para a estante, a bem da arrumação.


Outro livro de que gostei especialmente, e que se intrometeu no meio de outras leituras (como a dos diários da Susan Sontag que a Filipa me emprestou) foi o "Ravelstein" de Saul Bellow.




Mas descobri outras coisas interessantes, como um pequeno livrinho de ilustração, "Geometria Oculta", que, há já muito tempo, me inspirou para fazer umas figurinhas sobre o vinho.




E o livro do August Sander "Face of Our Time" que não me sai da cabeça e me está a ordenar que faça determinado projecto em fotografia, agora que "Our Time" é claramente uma coisa diferente do tempo do Sander.


Mas já estou atrasada e claro que a estante está mais desarrumada do que quando comecei, e agora tenho de sair fazer outra coisas mais urgentes do que arrumar livros por ordem alfabética de autor.

1 comentário:

  1. Hoje é o dia de aniversário de Roland Barthes. (http://en.wikipedia.org/wiki/Roland_Barthes)

    ResponderEliminar