sábado, dezembro 30, 2006
Fotografias (I)
Esta fotografia foi tirada durante a visita pascal, na páscoa de 2006, na aldeia onde os meus pais nasceram e cresceram. Foi também a aldeia onde passei todas as férias de Verão e de Páscoa da minha infância. As férias eram em parte entediantes, mas o facto de todos os anos se reunir um número considerável de crianças, e depois jovens da mesma idade, todos vindos da cidade, oferecia muitas possibilidades de convívio.
As férias da Páscoa giravam, em grande parte, em torno dos preparativos para a celebração desse grande evento religioso, festejos que envolviam um almoço com toda a família, que se reunia em casa de uma tia-avó para comer cabrito assado. Antes do almoço fazia-se a visita pascal. O padre da freguesia, rodeado de mais algumas pessoas como acólitos, visitava todas as casas da aldeia, transportando Jesus na cruz, para que todos o pudessem beijar. Nas casas havia sempre uma mesa posta com vinho, alguns enchidos, folar e outros petiscos típicos da altura.
Nesta fotografia vê-se o acólito que transporta a cruz. O que me agrada na fotografia é que também se vê toda a azafama daquele dia. As pessoas têm de ter as suas casas prontas para acolher a visita e têm ao mesmo tempo de preparar a importante refeição que se segue. No meio de tudo isto acabam por passar ao lado do significado religioso da festa e ignorar Cristo e quem o leva de casa em casa, que aqui olha solitariamente para a câmara, como se pairasse invísivel sobre esta agitada aldeia.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Esta fotografia tem qualquer coisa de absurdo. Das sete pessoas que aparecem, cinco parecem saber o seu caminho, uma procura algo ao voltar para trás e a última, o rapaz da cruz, parece completamente alheado de tudo exibindo todo o seu manancial Pascal. Mas afinal o que verdadeiramente interessa?
ResponderEliminar