domingo, dezembro 21, 2008

Bom Natal



Aimee Mann, "whatever happened to christmas"



Sufjan Stevens, "That was the worst christmas ever"



Regina Spektor, "Baby Jesus"

sexta-feira, dezembro 19, 2008

Distribuição gratuita de binas!

A Universidade de Lisboa e a empresa Ideia Biba, vão distribuir gratuitamente, entre Janeiro e Fevereiro de 2009, cerca de 1.000 bicicletas.As candidaturas estão abertas até dia 31 de Dezembro. Mais informações em http://www.desporto.ul.pt/evento/444/BUTE/

quinta-feira, dezembro 18, 2008

Vira o disco e toca o mesmo.

De Caccini...



a François de Roubaix...



...passando por Gloria Gaynor



e Robbie Williams...



vai-se virando o disco, mas ouve-se sempre o mesmo!

(Créditos de kle0001)

sexta-feira, dezembro 05, 2008

terça-feira, dezembro 02, 2008

LIFE

O extraordinário arquivo fotográfico da extinta LIFE magazine está a ser copiado para este site do google onde é possível encontrar fotos históricas que marcaram o século passado. A de Marylin Monroe mostrada a seguir é um exemplo disso mesmo.


Alfred Eisenstaedt, Maio de 1953.

Que frio...

Que fez no Porto este fim de semana! Mas as estratégias para nos mantermos quentes foram eficientes. Uma delas foi assitir a um concerto cheio de energia. Foi na Casa da Música, na sala 2, e o grupo chamava-se 4 corners e os músicos, Ken Vandermark (saxofone barítono, clarinetes), Magnus Broo (trompete), Adam Lane (contrabaixo) e Paal Nilssen-Love (bateria). Já tinhamos ouvido alguns dos músicos na Gulbenkian, já que devem ter actuado com o Chicago Tentet de Peter Brotzmann, no Jazz em Agosto. Fica aqui uma amostrazinha. Se quiserem ouvir mais, podem procurar o disco editado pela clean feed.

sexta-feira, novembro 28, 2008

Hip Hop

Dance, sex, music...Is bigger than religion, hip hop. Pela diva de Filadélfia, Erykah Badu:






Há também o hip hop activista e ruidoso dos Public Enemy. O clássico "fight the power!" mother fucker!




Há também o cool shit hip hop mother fucker. Digable planets "Rebirth of slick (cool like dat)":



E depois há os hippies De La Soul . Na próxima 2ª feira no Casino de Lisboa.

quarta-feira, novembro 19, 2008

A guerra na educação

Já andava há algum tempo para escrever um texto sobre o conflito entre professores e ministério. Hoje encontrei este artigo do Miguel Sousa Tavares que descreve em grande medida aquilo que eu penso sobre o assunto. Podem ler aqui.

terça-feira, novembro 11, 2008

A mulher que veio do frio

A mulher mosca



fotografia tirada do Flicker, do Serge''s fotostream

Human Fly



Um ponto exacto para ver

“Olha-se o Tejo, de frente, sempre de frente, e descobre-se o que existe entre ele e o local onde está a câmara fotográfica. Cada fotografia realizada tem associada uma imagem de domínio publico, feita através do Google Earth, onde está assinalado o local exacto onde a fotografia foi captada. Este trabalho é constituído por vinte e uma impressões, cada uma delas com duas imagens, e gira em torno de dois conceitos: o estático e a mudança; o estático da fotografia e as mudanças no rio pela sua água, mas também o quase estático de uma frente ribeirinha contrariado pela comparação entre as duas imagens.”

Hugo Rodrigues Cunha


As fotografias podem ver-se aqui.

Estrelas da companhia



Cá está uma ocasião em que lamento muito não estar por Lisboa já que perdi a oportunidade de assistir a este espetáculo. Ainda por cima tinha uma das "estrelas da companhia" que uma tia minha elogiou desmesuradamente. Jorge, acho que tens uma fã incondicional.

THE TELEPHONE
de Menotti

Personagens || Intérpretes:
Lucy: Maria João Sousa
Ben: Jorge Martins

Ópera buffa em um acto.
Libreto de Gian Carlo Menotti

Em The Telephone, Lucy despende a maior parte do seu tempo ao telefone. Quando Ben, o seu namorado, a visita no sentido de a pedir em casamento o telefone interrompe-o sempre aquando da pergunta crucial.
Entretanto, tanto Ben como o público apercebem-se de que o telefone é não só uma forma de Lucy permanecer em contacto com o mundo exterior mas também um meio de autodefesa. Ben decide deixar o apartamento e falar com Lucy através de um telefone público. Assim que conquista a atenção da namorada, Ben pede-a em casamento e Lucy aceita.

terça-feira, novembro 04, 2008

Vai buscar!



O Sporting Clube de Portugal vai aos oitavos de final da (nova) liga dos campeões pela primeira vez na sua história.

domingo, outubro 26, 2008

Campanha

E se de repente os autocarros da carris fossem usados para uma campanha com esta mensagem:



Quais seriam as consequências?

quarta-feira, outubro 22, 2008

Estrelas da companhia

O projecto Um Ponto Exacto para Ver de Hugo Rodrigues Cunha venceu a 6ª edição do prémio Novos Talentos Fnac Fotografia. Isto é o que diz o blog Arte Photographica. Já adivinharam que é?



O que disse o juri:

“Um Ponto Exacto Para Ver mostra-nos como a seriação cartográfica através da fotografia pode abandonar a sua condição primeira de documento utilitário e vago de carga simbólica para um objecto estético carregado de referentes que questiona e pensa a maneira como hoje nos relacionamos com uma ideia de espaço em sucessivas aproximações, em novas perspectivas, cada vez mais visível e disponível em todo o tipo de suportes digitais.

A linguagem de registo geotopográfico encontrou na fotografia um dos seus mais poderosos aliados. Ao servir-se dela como suporte não satisfez apenas uma necessidade de representação realística e descritiva - criou, por si, obras de relevância conceptual e poética únicas e forneceu massa criativa a uma grande diversidade de autores ao longo da história da imagem fotográfica. Hoje, representa um dos mais intensos programas de produção artística ligados à fotografia contemporânea.

O trabalho de Hugo Rodrigues Cunha é herdeiro dessa corrente que usa diferentes abordagens da espacialidade à procura de significados travestidos, ocultos, que tentam aproximar-se de uma organização do real, de uma certa ordem do olhar.

Partindo de um visão bidimensional de imagens satélite disponibilizadas pelo programa informático Google Earth, a partir da qual é possível ver boa parte da superfície terrestre, Um Ponto Exacto Para Ver convoca-nos para uma experiência ao mesmo tempo documental e contemplativa, onde, para além do exercício de encontrar as diferenças e as semelhanças num e noutro registo, ganham importância, numa ordem estética, as cargas histórica, social, política, económica e ecológica transportadas pela imagem fotográfica tridimensional.Este último modo de ver dá-nos o "conforto" da verticalidade em relação ao chão e, em muitos casos, a largueza em perspectiva. Mas é só uma liberdade aparente porque, ao mesmo tempo, está lá a visão cega em profundidade, minuciosa em localização e contexto, onde vemos o aguilhão do pionés que nos manieta e orienta o olhar, que nos sublinha a imobilidade fotográfica através de uma longitude e uma latitude.

É uma dualidade visualmente atraente que nos leva a seguir a configuração, recorte e organização do rio Tejo na margem lisboeta, muito perto da desembocadura no mar. À medida que o olhar segue do ponto exacto de onde se vê pela linha do horizonte para onde somos impelidos a ver revela-se uma margem ribeirinha que continua inacessível e em desalinho.

Para lá da emoção que nos provoca a diferença das escalas fornecida pela bidimensionalidade da imagem pública do Google Earth,
Um Ponto Exacto Para Ver incentiva-nos a rever as referências que guardamos de um espaço e a pôr em causa de forma crítica as imagens que temos dele.”


PARABÉNS!!!!!

terça-feira, outubro 21, 2008

Nível

Este Bolgue acabou de saltar mais um nível quântico no estrato social. Um escritor deste Blogue foi promovido a Doutor em Física - ramo de Física da Matéria Condensada - com louvores e outros salamaleques. Na verdade não se sente mais inteligente mas, com certeza, mais deprimido e com menor autoestima do que anteriormente. De qualquer modo, o ordenado extra no fim do mês já dá para comprar um LCD para ver os jogos do Sporting Clube de Portugal na liga dos Campeões. Isso só pode ser bom.
Obrigado a todos pelo interesse e o apoio. Um agradecimento especial também à Joana - a consultora de moda Outono/Inverno.

Estrelas da companhia

Deve estar neste momento a começar a defesa da tese de doutoramento do nosso querido Pedrito. Boa sorte, que tudo corra bem!

domingo, outubro 19, 2008

Zusammenfassung „Was wollt ihr mehr?“


Zusammenfassung „Was wollt ihr mehr?“

Statt die Zwillinge Viola und Sebastian im Urlaubsparadies Portugal, pardon, Illyrien abzusetzen, macht der Jet unsanft eine Bruchlandung. Die Geschwister verlieren sich und Viola muss sich aus den Trümmern mit den Kleidern des verloren geglaubten Bruders ausstaffieren. Fortan nehmen durch den Geschlechtertausch die Verwechslungen ihren Lauf. Nun als "Cesario" auftretend, verguckt sich Viola in Orsino, ihren neuen Chef. Der aber scheint nur Liebeslieder für Olivia dichten zu wollen. Der energischen Geschäftsfrau Olivia gefällt aber der als Liebesbote geschickte jungenhafte "Cesario" viel besser und Viola kann sich nur schwer den Avancen der Frau entziehen. Zum Glück lernt Maria, Olivias Hausmädchen, Violas Bruder Sebastian kennen und bringt diesen zu Olivia. Die denkt, sie habe "Cesario" vor sich und greift überglücklich zu, und Sebastian sagt schließlich auch nicht nein, als er vom Vermögen Olivias erfährt. So kann der zurückgewiesene Orsino nun endlich seine Augen für Viola öffnen und es gibt das erwünschte Happy End - oder doch nicht?
Shakespeares Komödie (engl. "Twelfth Night or What You Will") hat sowohl tragische als auch komische Elemente, eben: Was wollt ihr mehr?

Em vez de os gémeos Viola e Sebastian passarem as férias em Portugal, perdão, em Illyrien, o avião em que eles iam cai. Os gémeos perdem-se um do outro e Viola tem de vestir-se com as roupas do irmão que julgava perdido, o que origina a que seja tratada como um rapaz. Tratada como “Cesario”, Viola apaixona-se pelo seu chefe, Orsino, mas este apenas lhe interessa escrever poemas para Olivia. Contudo, Olivia parece gostar muito mais de “Cesario” do que de Orsino. Felizmente, Maria, a governanta de Olivia, conhece Sebastian e leva-o até esta. Olivia pensa que é “Cesario” que está à sua frente e tenta agarrá-lo. Tendo ouvido como Olívia é rica, Sebastian não diz que não. Assim, Orsino abre finalmente os olhos para Viola e acontece o esperado Happy End – ou talvez não?
A comédia de Shakespeare (em inglês: “Twelfth Night or What you Will”) tem elementos trágicos e cómicos. Então: o que querem mais?

sexta-feira, outubro 17, 2008

The Bridge

Antes de começar a assistir as sessões deste ano do doc Lisboa, estive a ver "material" mais antigo. Neste caso o polémico documentário "The Bridge" de Eric Steel. A Golden Bridge em San Francisco é a recordista mundial de suicídios (em média, 2 por mês). No ano de 2004 o realizador "apanhou" quase todos os suicídas que saltaram da ponte e conta a história de alguns deles. De início julgei que não seria capaz de ver mas, rapidamente me deixei enfeitiçar...

Sem palavras...

Ontem conheci pessoalmente uma fotógrafa que mudou a forma como via a fotografia: Nan Goldin. Conversei com ela dois minutos... foi como se sempre a tivesse conhecido. Toda ela está nas suas fotografias, triste, sincera, humana... No final do filme do DocLisboa foi apresentado um slide show com o título "All by my self". A versão da música era esta: Eartha Kitt

quinta-feira, outubro 16, 2008

Paris...

... foi o filme que vi há dois dias, numa das sessões da festa do cinema francês. Achei interessante a presença da cidade antiga, eterna, e dos novos estilos de vida, dos novos problemas, dos imigrantes, da instabilidade social, do ser demasiado caro viver na cidade. Acho que se poderia fazer um exercício semelhante em relação a Lisboa, e provavelmente em relação a muitas cidades europeias.

Paris

Realização: Cédric Klapisch
Com: Juliette Binoche, Romain Duris, Fabrice Luchini, Albert Dupontel, François Cluzet, Mélanie Laurent, Zinedine Soualem

sábado, outubro 11, 2008

Bach remix.








(Ia a terminar este postal quando me pareceu ouvir a mesmíssima Ária de Bach a vir d'algures dentro de minha casa. Afinal, era a televisão que debitava uma interpretação em piano, parte da banda sonora de um filme chamado 'Colateral'...)

quinta-feira, outubro 09, 2008

Das nove às cinco

Hoje fui jantar à FNAC Vasco da Gama. Recebi um convite para a inauguração e decidi ir lá jantar. Apesar de estar marcada para as 19:00, cheguei às 19:30 e ainda não tinha aberto. À porta tive a sensação de estar no exterior de uma empresa (Banco, por exemplo) onde as pessoas estavam fardadas com o seu traje de trabalho, o Fato, e fumavam a sua passa a meio da manhã (eram todos iguais... só não estavam a fumar). Eu, assumo, fui pelo croquete (que afinal nem havia, mas havia empadinhas, patês, muitos queijos e Möet...) e cheguei a casa muito tocado! Não percebi bem qual o critério para os convites (nunca tinha visto as caixas duma FNAC tão vazias) pois apenas vi uma cara conhecida (uma apresentadora da RTP) e uma pessoa conhecida (uma ex empregada da FNAC SERVICE do Vasco da Gama que agora está no Hardware e é a única sobrevivente desse antigo serviço provavelmente concessionado). A FNAC... estava cheia, pareceu agradável mas, como a nossa querida Criatura costuma dizer, cada vez com menos música interessante. Fica o registo fotográfico...

terça-feira, outubro 07, 2008

Controlar no silêncio



(clicar na imagem para poder ler)

in http://aorodardotempo.blogspot.com/

Sugestões

Pedem-se sugestões para a Festa do Cinema Francês. Ela vai passar por Coibra mas sem alguns dos filmes como Entre les Murs ou Valse avec Bachir. Filipe, também vai passar pelo Porto!

Ontem fui ver o filme dos irmãos Coen. É cómico, leve e disparatado, cheio de estrelas em papeis pouco lisonjeiros. Fica aqui a apresentação.

sexta-feira, outubro 03, 2008

Nasceu um novo blog

Mais um, mais um entre milhares de milhões... Este chama-se Le Journal de la Maison e está relacionado com um grupo de pessoas que se juntou para mostrar o seu trabalho na área da fotografias e outras. Por enquanto vai mostrando um cadaver esquisito. Em breve estará também actualizado o site respectivo, que por enquanto faz apenas referência a uma exposição dos membros deste grupo.

quinta-feira, setembro 25, 2008

quarta-feira, setembro 24, 2008

Também fim-de semana


Vamos mais uma vez testar os conhecimentos dos doutos ilustres que fazem viver este blog.

Esta é a cidade onde passei este fim-de-semana. Que cidade é?

Podem responder todos menos o Filipe porque acho que lhe disse.

Uma pequena pista já está na fotografia, depois posso dar outra.

terça-feira, setembro 23, 2008

Caminhos Helvéticos

O Hugo fez uma compilação da fotografias das férias na Suiça. Espero que gostem e que comecem a pensar em ir connosco da próxima vez. A proposta é seguir o Elba, de Praga ao mar do Norte.

segunda-feira, setembro 22, 2008

Música de fim de semana

Este fim de semana dois concertos muito interessantes: na Sexta, no Mosteiro dos Jerónimos, Karlheinz Stockhausen, no Sábado, No CCB, o Legendary Tiger Man e os Micro Audia Waves. Enquanto se espera pela crítica dos especialistas da casa fica aqui um video da autoria de um ciclista nosso conhecido!

quarta-feira, setembro 17, 2008

9ª Festa do Cinema Francês

Mais informações em http://www.festadocinemafrances.com/
A não perder - Valse avec Bashir

domingo, setembro 14, 2008

O 'Princípio do Exagero'

Excertos de um episódio da série How Art Made the World. Porque é que não gostamos da realidade como ela é:








quinta-feira, setembro 11, 2008

Tired of America


Rufus Wainwright

Notícias do Figgi

Figgi Puggi no seu pufe favorito
fim de semana passado em casa da Joana


Eu sei que as suas várias madrinhas estão muito preocupadas mas o Figgi parece muito bem. Faz cada vez mais asneiras, daquelas a que não deixamos de achar piada: ontem saltou directamente do chão para o interior do micro-ondas. Tem um novo brinquedo que parece preferir à lula. É um pequeno urso de peluche que ele massacra e transporta na boca de um lado para o outro. Já conheceu alguns colegas meus e a outra habitante da casa e parece dar-se bem com toda a gente. No fim de semana passado levou a primeira dose de vacinas e esta semana a primeira dose de desparasitante. Está sempre a falar na Joana e na Marta, que lhe davam muitos mimos, que tem muitas saudades, e pergunta constantemente quando é que vai voltar a Lisboa. Só ainda não se decidiu quanto ao seu meio de transporte favorito, se o comboio ou o carro.

Mais uma obra prima

Foi aqui que vieram parar os pássaros de um post recente. Este mobile já foi oferecido mas já há mais pássaros na forma!

Martelinhos...

Ontem, quando cheguei a casa daquele jogo... liguei a televisão e estava a dar o filme BIG no canal Hollywood. Lembro-me desta cena. Sorri, sorri muito. Eles parecem estar a divertir-se mesmo a sério. A música tem sempre um efeito extraordinário em mim...

segunda-feira, setembro 08, 2008

US open 2008 (IV)



E a final aconteceu esta madrugada, com 24 horas de atraso, devido à passagem por NY da tempestade tropical Hanna. Ganhou a favorita. Serena Williams ganhou à menos entusiasmante e carismática jogadora do WTP, Jelena Jankovic. Só hoje vou tentar ver a final. Talvez depois possa fazer mais comentários.

domingo, setembro 07, 2008

Thou shalt not fear!

Sempre preocupada em garantir a eternidade do nosso planeta, a comunidade dos físicos de partículas criou finalmente o dispositivo de segurança por que todos ansiávamos. Assim, 4a feira que vem, quando em Genebra for ligado o Large Hadron Collider, já não teremos de recear ser comidos por um buraco negro...

Curiosamente, se a Terra fosse mesmo engolida por um buraco negro, ficaria encapsulada numa esfera de raio (de Schwarzschild) aproximadamente 1cm. E a sua temperatura (de Hawking) seria então de apenas 0,02 Kelvin! Será esta a solução para o famigerado aquecimento global?

sexta-feira, setembro 05, 2008

US open 2008 (III)

O jogo mais interessante do US open 2008 em ténis, até agora, colocou frente a frente as irmãs Williams para disputar o acesso às meias finais. Venus é claramente a mais virtuosa e imaginativa. De forma espectacular atacou do primeiro ao último ponto mas nos momentos decisivos falhou redondamente. Serena ganhou o jogo porque foi mais forte mentalmente - o seu objectivo era ganhar a todo o custo. A sua única preocupação foi só defender e colocar a bola do outro lado da rede e esperar pelos erros da irmã. A sua capacidade física fez o resto.
7-6 (com 8-6 no tie break)
7-6 (com 9-7 no tie break)

(Venus e Serena Williams)

Mobiles de Alexandre Calder


Vertical Foliage, 1941
Sheet metal, wire, and paint
53 1/2" x 66"



Texto do site da Calder Foudation

Alexander Calder (1898-1976), whose illustrious career spanned much of the 20th century, is the most acclaimed and influential sculptor of our time. Born in a family of celebrated, though more classically trained artists, Calder utilized his innovative genius to profoundly change the course of modern art. He began by developing a new method of sculpting: by bending and twisting wire, he essentially "drew" three-dimensional figures in space. He is renowned for the invention of the mobile, whose suspended, abstract elements move and balance in changing harmony. Calder also devoted himself to making outdoor sculpture on a grand scale from bolted sheet steel. Today, these stately titans grace public plazas in cities throughout the world.

quarta-feira, setembro 03, 2008

Mais aves

Estes são os pássaros que farão parte dos futuros mobiles. Fazê-los começa a ser um vício e em breve a casa estará cheia destas criaturas até ao tecto. Claro que se voarem a casa fica mais leve... ou não?

sexta-feira, agosto 29, 2008

Figgi Puggi Curie

... é o nome completo da gatinha adoptada por vários elementos deste blog (quantos mais melhor!). Mas podem trata-la apenas por Figgi. Falta só uma fotografia para vos comover e fazerem filas para ficarem com ela nos fins de semana. De qualquer forma as candidaturas estão abertas e os primeiros fins de semana já foram atribuidos! Parabéns aos vencedores!

Estrelas da companhia

Uma das estrelas da companhia vai cantar, dia 30 de Agosto, no Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz, a ópera Os Palhaços de Leoncavallo.

quinta-feira, agosto 28, 2008

US open 2008

Os jogos olímpicos acabaram mas, para compensar, começou o Open dos Estados Unidos em ténis. A numero 1 do mundo, Ana Ivanovic, foi eliminada na 2ª ronda.

Ana Ivanovic

Bethanie Mattek

Alona Bondarenko

De volta a Coimbra

... e com muitas coisas para contar e mostrar. Espero em breve pôr as conversas em dia!

domingo, agosto 24, 2008

Caminhos Helvéticos

...é o nome do novo blog que conta tudo sobre as nossas férias ciclistas. Que tal uma vista de olhos...

sábado, agosto 16, 2008

Zermat

Estamos em Zermat. Levantei-me mais cedo e, ao olhar pela janela do meu quarto, la estava o Toblerone! Hoje vamos à neve.

Até breve.

quarta-feira, agosto 06, 2008

Coragem até ao fim

No fim-de-semana passado, enquanto faziam 95 Km de bicicleta sob um sol Alentejano abrazador, 11 pessoas de diferentes nacionalidades morreram ao tentar escalar a 2ª montanha mais alta do planeta (a mais de 8 mil metros) mas considerada a mais difícil e mortal: o K2.

"Eleven climbers feared dead on K2"

Muita gente deve considerar que estes tipos são uns malucos que não têm mais nada do que fazer – estavam mesmo a pedi-las. Na verdade, o desafio é tão extraordinário devido as condições meteorológicas adversas, à escassez de oxigénio e as condições do terreno que, só homens e mulheres em forma física e principalmente psicológica superiores, se podem dar ao luxo de pelo menos tentar lá chegar. No caso específico deste acidente, o controle do stress e o trabalho em equipa parece não ter funcionado.
"K2 climbers rescued after avalanche claims 11"
"Erro humano na queda no K2"
O que motiva estas pessoas a pôr em risco a sua própria vida? A vaidade e a fama não serão com certeza as suas razões mais intimas. Ao lado disto os 95 Km, mesmo com as 200 picadelas de melga, são uma brincadeira. Resistentes ou masoquistas? Por quem ou o quê fazem eles isto? Só pelo desporto não será com certeza.
Apesar de tudo, sou pelos que nunca desistem.

segunda-feira, agosto 04, 2008