quinta-feira, maio 03, 2007

O climax


Começou logo por ser estranha a posição de Joanna Newsom relativamente ao público. Quase no fundo do amplo palco da aula magna abraçava a sua bela harpa qual rainha no seu trono contemplando os seus súbditos. Quando a rapariga elfo entrou em cena, acompanhada de violino, banjo/bandolim e percussão, aconteceu o primeiro nó colectivo na garganta: o seu vestido jovial mal chegava às pernas protegidas apenas por umas meias pretas. O momento em que Joanna se senta pela primeira vez junto ao seu instrumento vai ficar na galeria dos mais sexys do ano.
O mais estranho foi ainda o modo contido com que cantou, longe dos momentos de êxtase incontinente dos seus álbuns. Apesar de tudo muito afinadinho para a audiência mainstream e da imagem de estrela pop já bem trabalhada, a música que se ouviu a noite passada foi divinal. Dois momentos vão ficar na memória: "sawdust & diamonds" com aplausos infindáveis da audiência e no encore "Cosmia" que apesar dos aplausos em pé, não impediu a saída à francesa de Joanna Newsom.
E no fim fica-se com a sensação de que estivemos perante uma compositora e harpista única neste planeta.

3 comentários:

  1. Download ilegal (mas temporário) de sawdust & diamonds. Aproveitem:
    http://numero86.no.sapo.pt/03 sawdust & diamonds.mp3

    ResponderEliminar
  2. Parece-me que foste apanhado pela pequena feiticeira em algum dos seus perlimpimpins.
    O que esta música faz lembrar-me é a paisagem e o ambiente do Alasca duma série que dava onde um jovem médico tinha ido exercer para uma pequena localidade dessa imensidão isolada e gélida. Não me recordo do nome...

    ResponderEliminar