segunda-feira, maio 07, 2007

A vida dos outros


Vi, ontem no King, A Vida dos Outros de Florian Henckel von Donnersmarck. Depois de uma bicicletada que incluiu o trajecto Cascais-Guincho, com vento contra, e uns momentinhos a torrar na praia, a disposição para ver o filme não parecia a mais favorável. Mas valeu a pena.

O filme conta a história de como um ministro da RDA usa a polícia secreta, Stasi, para desacreditar um escritor. Mas a motivação não é política. O escritor é simplesmente o companheiro de uma rapariga, uma actriz por quem o tal ministro se interessou. Ao longo da intriga vai mostrando a forma de actuação desta polícia, como usa as fraquezas das pessoas, como torna as pessoas fracas.

Eu esperava um filme violento, com prisões e torturas, daqueles que mostram todos os horrores de que os homens são capazes. Mas não, não foi isso que o filme mostrou. Ou não foi só isso. Enquanto vamos compreendendo a violência do sistema, vamos vendo como pessoas que nele acreditavam se vão deixando humanizar e vão pondo pequenos grãos de areia na engrenagem. Pelos vistos este é um dos aspectos menos realistas do filme. Da página da BBC:
: :
"We know of no member of the East German secret police who changed sides," says Hubertus Knaabe, head of the memorial at the former Stasi prison in Berlin.
: :

Sem comentários:

Enviar um comentário