segunda-feira, setembro 24, 2007

Cinema

(China,China)

Há já muito tempo que não ia a uma sala de cinema. Já estava com saudades. O jejum foi quebrado por uma magnífica noite de cinema. A anteceder o main event foi projectada a curta metragem portuguesa "China, China". O maior elogio que se pode fazer ao filme é que 19 minutos é pouco. De qualquer modo fiquei com vontade de ir visitar o Martim Moniz china town sem tem medo de ser perseguido por um junkie...
O prato principal foi "Tian bian yi duo yun" ou "The Wayward Cloud" ou "O Sabor da Melancia" de Tsai Ming-liang, o realizador Malaio do filme mais bonito dos últimos tempos na secção filmes secantes para combater insónias de nome "Good Bye, Dragon Inn".
Pode-se resumir o sabor da melancia como sendo sobre a solidão e o isolamento. Uma das doenças sociais que vai afectando as grandes cidades. No entanto este filme pode ser classificado dentro de várias outras categorias: musical, erótico, humorístico, boy-meets-girl, pornográfico, contemplativo,... e isto tudo pelo preço de um bilhete! O cinema total!


2 comentários:

  1. Também já tenho saudades de ir ao cinema. Parece-me que vou seguir a tua sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Bem, o filme está ali numa fronteira entre o cómico e o ridículo. E o final é difícil de aguentar, mas sobrevivendo ao final acho que o balanço é positivo. Mas as opiniões divergem.

    Gostei das cenas filmadas em espaços pequenos, debaixo da mesa, no elevador, etc, das cenas nos corredores, da cena das pestanas, das melancias em geral. Sim, acho que gostei do filme.

    ResponderEliminar