terça-feira, setembro 25, 2007

Fotógrafos para todos os gostos

No Sábado passado assisti a uma conferência apresentada por três fotografos com actividades muito diferentes Fernando Veludo, fotojornalista, Rui Guerra, fotógrafo subaquático e Rita Castro Neves, artista plástica. A conferência foi organizada pela página de fotografia Olhares. Foi muito interessante ouvir falar do trabalho de cada um deles, regido por preocupações e objectivos tão diferentes.

Fernando Veludo falou da procura do equilibrio entre o conteudo informativo e a "beleza" de uma fotografia, das diferenças entre fazer a cobertura de uma visita do Papa ou fazer uma reportagem num local de conflito, da necessidade de planeamento de uma reportagem, da necessidade de estar sempre disponível e contactável.

Na fotografia subaquática existem competições com regras muito restritivas, temas muito bem delineados, como "camarões", e o tempo e o espaço em que a fotografia pode ser tirada está também definido. Rui Guerra falou dessas competições e mostrou algumas das suas fotografias premiadas.

Rita Castro Neves

Rita Castro Neves falou do seu percurso de Lisboa, no Ar.Co, passando por Londres e por Helsinquia. Mostrou também alguns dos seus trabalhos, desde fotografia, vídeo, a trabalhos desenvolvidos especificamente para determinados locais, como o forno das "Moagens Harmonia" no Porto ou a sua sala de aula da escola primária.

1 comentário:

  1. Foi bom encontrar este blogue de Coimbra onde vivi quatro anos muito bons.
    Coimbra tem mais encanto na hora da despedida...espero voltar em breve.

    ResponderEliminar