quarta-feira, janeiro 24, 2007

Inverno na Praia



No fim de semana passado eu e o Hugo fomos até a Praia da Tocha, uma longa praia a norte da Figueira da Foz. O dia, como tem acontecido ultimamente, mostrava um belo céu azul e um sol esbraquiçado. Pelo menos quando chegámos e não chegámos cedo, porque nos perdemos pelo caminho, como nos acontece muitas vezes. Desta vez a culpa foi da conversa animada.




Depois de passar a Tocha, dirigimo-nos para a costa e demos com uma vilazinha, se tanto, com muitas casinhas de madeira, umas mais bonitas do que outras, deserta mas que se consegue imaginar cheia de gente no Verão. Da Tocha à praia há uma muito longa ciclovia. Toda a zona é muito plana, o que convida ao passeio de bicicleta.

A praia é muito bonita, muito extensa, e estava deserta. Passeámos e fizemos desenhos na areia, tirámos fotografias. A praia é tão longa que deve ser possível fugir à multidão que provavelmente se junta ali no Verão. Existem também passadeiras de madeira por cima das dunas, de onde se tem outra perspectiva da praia. Por esta altura o sol escondeu-se e o frio tornou-se desagradavel. Voltámos ao carro e fomos para outras paragens.

Na zona da Tocha existe uma área de floresta, ponteada de lagoas, ligadas por estradinhas muito más e cheias de buracos, ou melhor, crateras. Vi no mapa a Lagoa da Tocha, da Vela e das Braças. Só espreitámos a última, e para lá chegar percorremos uma caminho entre as árvores. O Hugo descobriu depois uma floresta mais pequena, em miniatura que se pode ver na fotografia ao lado. No entanto existem trilhos para percorrer a pé que passam pelas três lagoas.

É uma zona de verde e mar, muito agradavel para um passeio a pé ou de bicicleta.

Sem comentários:

Enviar um comentário