segunda-feira, abril 23, 2007

O japonês e o hippie

O IndieLisboa 2007 começou este ano para mim com o "herói independente" Shinji Aoyama com o filme "Helpless". Eu de certeza que não estava sintonizado no programa (como nas máquinas de lavar) "cinema independente asiático alucinado". Passou-me completamente ao lado e irritou-me principalmente neste filme o raio da T-shirt dos Nirvana que a personagem principal usou ao longo do mesmo. Segundo a sinopse fornecida, "Helpless" é um thriller de yakuzas mas, se calhar, devido às poucas horas de sono, as minhas pálpebras esforçaram-se ao máximo por se fecharem. Tenho pena porque, supostamente, e segundo Francisco Ferreira, este filme junta-se "com mérito ao grupo das primeiras obras mais poderosas dos anos 90". Esta noite a inteligibilidade deste filme só teve o poder de matar as minhas insónias.


"Old Joy" é um típico filme independente americano. Integrado na secção "observatório" apresenta como uma das personagens principais (e a melhor conseguida) o nosso já conhecido Will Oldham. Dois velhos amigos que afinal já nada têm em comum, fazem uma viagem pelos confins da América. O pai de família versus o hippie eterno. É de destacar neste road movie o diálogo em que a personagem de Will (o hippie) elabora uma explicação extraordinária sobre a teoria das cordas e além disso, apresenta a sua teoria para a forma do universo: gota de lágrima que nunca mais acaba de cair. Um filme bonito e subtil.

Em breve: "Day night day night", "Le dernier dês fous" e "The hottest state"

Sem comentários:

Enviar um comentário