sexta-feira, abril 27, 2007

Os impérios do mal

E ao sétimo dia do Indie Lisboa 2007 vi finalmente um filme que me deixou totalmente satisfeito. Aliás, até agora, parece-me que a edição deste ano em termos de qualidade está bem abaixo da edição do ano passado.


"Analog days" é um filme Americano, integrado na competição internacional, que segue aqueles momentos difíceis da vida na passagem da adolescência para a vida adulta. Filmado num estilo quase documental e informal, aborda o racismo, a indiferença da juventude dos EUA aos seus líderes políticos, a solidão e os desencontros sociais e românticos. Parece muito para 80 minutos mas, o modo subtil como é filmado e como os temas são apresentados é alimento para a mente. O casting é composto de miúdos bonitos e a banda sonora (analógica) é magnífica (Interpol, New Order, Blocparty, Elliot Simth, etc).


E ao oitavo dia um dos filme mais esperados do Indie: "Offside" do iraniano Jafar Panahi. Comédia negra que retrata a discriminação sexual no Irão. Este filme banido pelos Aiatolás conta a história de várias mulheres que tentam assistir ao jogo de futebol que daria a qualificação da sua selecção para o Campeonato do Mundo de 2006. Será que conseguem?
O futebol como veículo de evolução da sociedade (?). Além de ser um filme magnífico e poderoso tem já no seu currículo uma série de peripécias quase épicas.

2 comentários:

  1. Será que esses filmes vão passar no circuito comercial? Sabes alguma coisa sobre isso?

    ResponderEliminar