terça-feira, junho 19, 2007

Deixem-me em paz!

Os dias de Minority Report, um filme de Steven Spielberg com Tom Cruise onde os assassinos são identificados antes dos crimes acontecerem, estão a chegar. Não por esta razão mas pela parte relativa à publicidade activa e interactiva com qualquer cidadão comum. Este é um GRANDE passo.
Espera-se, pelo menos eu, que não seja permitido!!!

Noticia publicada hoje no Público:

Graças a uma pequena câmara de vídeo com minúsculas lâmpadas infravermelhas, de uma empresa canadiana, a xuuk, os anunciantes vão conseguir detectar se olhamos para a sua publicidade de rua. O eyebox2 custa 999 dólares e permite que a câmara, alojada no mupi, capte o olhar dos transeuntes através da reflexão na retina da luz emitida pelas lâmpadas.
Sistemas deste tipo têm sido utilizados nos laboratórios para registar os movimentos oculares de voluntários em experiências de leitura. Só que têm de ser calibrados para cada utilizador e são um pouco “míopes”: apenas captam os olhares que vêm de perto, diz a
Wired. Mas agora torna-se possível fazer o mesmo a uma distância até 11 metros e com uma precisão suficiente para ter a certeza de que a pessoa está mesmo a olhar para o alvo.


1 comentário:

  1. estou maravilhado com engenho humano....só que, ainda ninguém percebeu ao que isto leva no futuro. O Einstein também não...

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