terça-feira, junho 05, 2007

Lisboa vai a votos

Finalmente vão haver eleições para a câmara CML. A queda do executivo liderado por Carmona Rodrigues põe fim ao período mais conturbado da história democrática da CML.

Em 2005 Carmona venceu as eleições. O ponto mais forte da sua candidatura, foi ter conseguido transmitir uma imagem de homem independente e sério. Alguém que estava fora da lógica mafiosa dos partidos.

Não discuto a sua seriedade, certo é que apesar de não estar filiado no PSD nem ser profissional da política, Carmona serviu sempre os interesses do partido e foi por mais de uma vez vulnerável às pressões ilegítimas de grupos de interesses. Número dois da lista para a CML em 2001, saltou para o governo de Durão Barroso passados seis meses, voltando à CML para ser presidente quando Santana Lopes herdou de Durão o nosso país. Enquanto ministro das obras públicas assinou o despacho que permitiu que se iniciassem as obras do túnel do Marquês antes que fossem efectuados os estudos de impacto ambiental e de análise de risco. Meses mais tarde, o Tribunal Administrativo de Lisboa ordenaria a suspensão das obras, até que estes estudos estivessem concluídos. Enquanto presidente da CML Carmona foi cúmplice de negócios profundamente lesivos para a cidade e para o contribuinte.

E agora vamos a votos. O PS fez uma aposta forte. António Costa é um dos políticos portugueses mais capazes. Como ministro da Justiça no governo de Guterres e como ministro da administração interna do actual governo, efectuou trabalho de grande valor. De todos os candidatos parece-me o que poderá dar o melhor presidente de câmara.

Se a aposta do PS é forte, a do PSD roça o ridículo. Fernando Negrão é um candidato de recurso. A CML caiu quando Marques Mendes retirou a confiança política a Carmona, por este ser arguido num processo-crime. Como se explica que o PSD escolha um candidato também ele arguido?

O PCP deverá avançar com o mesmo candidato e as ideias de sempre. Ruben de Carvalho teve em meu entender uma postura estranhamente silenciosa relativamente aos negócios mais escuros da câmara. Há algumas perguntas que não me saem da cabeça. Tendo o PS cinco vereadores e o PCP dois, porque razão os senhores da Braga Parques só tentaram comprar o silêncio da Sá Fernandes? Porque razão não há notícia de aliciamentos semelhantes a vereadores do PS e do PCP?

Arrisco-me a dizer que estes não eram obstáculos ao negócio.

José Sá Fernandes foi, em termos políticos, o melhor que aconteceu a Lisboa nos últimos anos. Como vereador defendeu de forma coerente o modelo de cidade em que acredita. Combateu o poder dos construtores civis e mais recentemente enfrentou corajosamente os interesses do Sporting. Merece sem dúvida ser reeleito.

O PP apresenta Telmo Correia. É uma aposta pouco ambiciosa do PP de PP, que tentará apenas manter a vereação que detinha.

Estão anunciadas duas candidaturas independentes, a de Carmona Rodrigues, e a de Helena Roseta.

A candidatura de Carmona não surpreende. Para Carmona e companhia o culpado da situação de total de descrédito a que a CML chegou é Sá Fernandes, por denunciar o caso de corrupção da Braga Parques. Para estas pessoas é também ele o responsável pela trapalhada do túnel do Marquês.

A candidatura de Helena Roseta é para mim mais difícil de entender, sobretudo pelos motivos avançados. Roseta escreveu em Fevereiro uma carta a José Sócrates em que reclamava uma estratégia para a CML, que deveria passar por unir a esquerda. Como Sócrates não lhe respondeu, terminou uma relação de duas décadas com o PS e anunciou a sua candidatura. Ou seja em Fevereiro Helena Roseta defende uma aliança de esquerda em Lisboa, em Maio apresenta a sua candidatura independente, e recusa-se a conversar com as outras candidaturas de esquerda, dividindo-a ainda mais, confuso não?

Helena Roseta tem 60 anos, durante mais 30 foi militante do PS ou do PSD, agora apresenta-se como a voz dos cidadãos de Lisboa, sem que se lhe conheça qualquer trabalho relevante para a cidade.

Dia 15 de Julho o povo decide.

5 comentários:

  1. O Fernando Negrão também é arguido? Não fazia ideia. De que caso?

    E o que dizer acerca da intenção do governo de obrigar os autarcas a renunciar aos mandatos caso sejam arguidos? Isto parece-me perigosissimo. Principalmente sabendo o quanto a justiça demora a resolver os processos.

    E o que dizer de Carmona manter nas suas listas os vereadores que, como ele são arguidos?


    Mas isto não é o mais importante. Talvez possamos discutir em breve as propostas de cada candidato. Embora talvez também isso não seja o mais importante...

    Acerca de Helena Roseta, alguém tem ideia do seu trabalho em Cascais? Talvez seja uma boa forma de avaliar o que poderá fazer em Lisboa!

    ResponderEliminar
  2. O Negrão é arguido num caso de violação do segredo de justiça quando era director da PJ.

    Quanto ao Carmona obviamente que a situação política da câmara era intolerável e independentemente de vir a ser culpado ou não a sua candidatura é ridícula e de muito mau gosto.
    No entanto, como já se viu pelas sondagens, o povo gosta de vítimas e uma certa adoração e subalternidade pelos Srs. presidentes do clube recreativo. Ainda resquícios talvez do Salazarismo.
    Estranhamente e ao mesmo tempo parece punir quem não tenta contornar e agilizar as lei. Neste último caso leia-se Sá Fernandes. O totó que só sabe parar obras que fazem a malta chegar tarde ao emprego. Que grande atraso de vida.

    ResponderEliminar
  3. Subscrevo o que diz psousa.
    Quero acrescentar que em relação a António Costa apesar de parecer competente, fazer como anúncio eleitoral transformar o aeroporto da Portela num novo pulmão da cidade é pura demagogia, primeiro porque a Portela nunca poderá ser desmantelada durante o(s) seu(s) mandatos e segundo porque mesmo com o novo aeroporto este velhinho vai continuar a ser necessário.
    Quanto à questão do aeroporto estar no meio da cidade é recente porque na verdade estava num extremo da cidade, as sucessivas câmaras PS/CDU e PSD/CDS é que foram construindo a cidade em torno dele.
    Ainda em relação a António Costa, que agora deu num novo look de desportista-ecológico saiu-se com uma de "dá-me vontade de construir uma ciclovia na zona ribeirinha da cidade, de Belém ao Parque das Nações". Dá-me vontade? A mim também, mas isso é para se construir ou é só para se ficar pela vontade porque dá jeito para as eleições para mais uns pontinhos e depois de lá estar já não dá, até porque os terrenos são da Administração do Porto de Lx e afinal vão ser construídos uns empreendimentos de luxo-corta vista ao comum dos mortais alfacinhas e porque a câmara até consegue umas receitas para endireitar as contas que estão muito más?... Mais vale ir ao quiropata!!

    ResponderEliminar
  4. Afinal parece que é quiroprático e não quiropata...

    ResponderEliminar
  5. Fui ao jardim da Celeste
    quiro-pé, quiro-pá

    ResponderEliminar