... é o nome do espétaculo da Gulbenkian a que assisti no Sábado. Com base numa ópera de Monteverdi, L'incoronazione di Poppea, o espétaculo é complexo e um tanto ou quanto incompreensível.
L'Incoronazione di Poppea é a última ópera de Monteverdi, cujas fontes se pensa não serem completamente fiáveis e que para além disso incluirá também música de outros compositores.
No prólogo as deusas Virtude e Fortuna discutem qual das duas é a deusa mais importante. Ao interpelarem Amor, ele promete provar a sua superioridade.
O primeiro acto começa com Ottone que chega a casa de Poppea ao amanhecer e retira-se depois de ver os guardas de Nero lá fora. Os guardas amaldiçoam a vida militar e trocam mexericos sobre os esquemas de Poppea. Poppea, que deixou Ottone, que ainda a ama, está agora com o imperador Nero.
Arnalta avisa Poppea de que a imperatriz sabe das aventuras do seu marido. A imperatriz Ottavia enfurecesse devido à forma como é tratada. Seneca consola-a e intercede por ela perante Nero. No entanto Nero promete a Poppea fazê-la imperatriz. Seneca tenta mostrar a Nero o erro que está a cometer. Poppea convence Nero de que Seneca é uma ameaça à sua autoridade e ao trono, depois do que Nero se enfurece e ordena a morte de Seneca. Depois de Ottone se aperceber que Poppea não a ama, corteja Drusilla.
No segundo acto Seneca leva a cabo ele próprio a ordem de Nero e suicida-se. Nero exalta-se com a morte de Seneca e com a beleza de Poppea. Ottavia ordena a Ottone que mate Poppea. Ele disfarça-se com a capa de Drusilla mas Amor impede-o de matar a sua antiga amante. Drusilla, tentando salvar Ottone, confessa e é presa pelo crime.
No terceiro acto Ottone, ao ouvir a confissão conta a verdade a Nero. Nero decide poupar-lhes as suas vidas mas bane-os. Nero decide exilar finalmente Ottavia e tomar Poppea como sua noiva. Poppea é coroada imperatriz
Isto foi o que consegui ver na Internet, na wikipedia. Acho que não ajuda a perceber o espetáculo. Novos comentários em breve.
Vi o espectáculo na sexta. Achei interessante mas incompreensível. Duas horas e meia em que aparentemente nada aconteceu...
ResponderEliminar